Uma Breve História da Educação

Vamos passear pelos momentos mais marcantes da civilização ocidental e sua relação e influência na história da educação, desde a antiguidade, até os momentos atuais.

Obs.: Esse vídeo é uma releitura atualizada de um post anterior: Download ou Upload.

8 respostas para “Uma Breve História da Educação”

  1. Oi Maurício! Tanto tempo se passou e continuo motivada em “assistir” uma aula sua! Muito clara e objetiva! Pudera hoje termos a oportunidade e tempo para exercermos a dialética como acredito que fazíamos em suas aulas…..o tempo passa mas a admiração permanece!

  2. Parabéns pela excelente concatenação de idéias de forma esclarecedora. Obviamente o recorte feito nesta análise vem de uma perspectiva dominante cristã ocidental mas também resvala no conhecimento árabe, que pouco temos acesso em nossa formação; agora imagine o quanto do pensamento chinês, que muito contribuiu em nossa formação de maneira tardia ou o pensamento indiano, quiçá das Universidades Africanas de cultura Malê, uma das mais antigas Universidades do mundo, mas que em nosso processo construtivo nos foi negado. Fico feliz pelo convite, nesta apresentação para o aprofundamento do entendimento do Homem político, ou seja, quem nós realmente somos e porque pensamos da maneira como pensamos. Forte abraço

    1. De fato, o viés é ocidental, algo que fiz questão de salientar logo no início da apresentação. Infelizmente, temos realmente pouco acesso a outras fontes. O Ocidente foi pródigo em ocultar outras verdades. A China esteve durante séculos muito mais avançada que o resto do mundo. A própria Rota da Seda indicava um comércio em busca de produtos mais sofisticados que só existiam na China. Foi somente com as armas de fogo europeias, que ironicamente usavam a pólvora inventada na China, que esse domínio arrefeceu. Na África, por sua vez, Timbuktu foi um centro de efervescente cultura que poucos conheces. É um lugar que gostaria muito de conhecer, espero um dia poder ir. É uma boa discussão essa, valeu!

  3. Uauuu….. Associações deliciosas!!!
    Vc sempre gera a provocação necessária à reflexão, de forma clara, leve e elegante!!!! Puxa…. Meu modelo eterno de mestre, é um privilégio ler/ver/ouvir seus textos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *